Como solicitar e ativar um novo Código de Serviço na Prefeitura
Tags:Como solicitar e ativar um novo Código de Serviço na Prefeitura
Objetivo:
Orientar ao colaborador sobre como solicitar e ativar um novo Código de Serviço na Prefeitura de Araras/SP, utilizando a plataforma SIGISS, e como habilitar o novo código dentro de um Serviço no SOMA Gestão.
IMPORTANTE: Por se tratar de uma informação FISCAL, a equipe da SOMA não tem permissão para realizar este procedimento para o cliente. Este material servirá tão somente para orientar a equipe da SOMA no processo, para que estes possam então orientar os clientes. A ação da equipe de atendimento limita-se a orientar o cliente no processo de solicitação e, após liberado o código, instruir o cliente sobre como vincular este código dentro de um serviço. no SOMA Gestão
Requisitos:
- Ter em mãos o(s) Código(s) que devem ser habilitados;
- O cliente deve obter o aval do Contador para utilizar este código;
- O cliente deve ter acesso (login e senha) da plataforma SIGISS da empresa requerente;
- O cliente deve acesso à tela de Cadastro de Serviços do SOMA Gestão [BrowServico];
Ressalvas:
- O processo de solicitação dentro da Plataforma Municipal poderá ser diferente nos clientes conforme seu município de origem, pois estes podem utilizar plataformas diferentes da SIGISS. Caso haja dúvidas, o colaborador poderá consultar a plataforma usada pelo município do cliente requerente ou solicitar apoio do próprio cliente para isso.
Procedimento:
Em posse do Código de Atividade em questão, deve-se primeiramente consultar o Contador da empresa para confirmar se o Contrato Social da empresa permite a utilização deste código, ou se pode haver algum impedimento fiscal para isso. Após o Contador validar a informação, o cliente deve acessar a Plataforma SIGISS da empresa, localizar o Código de Serviço em questão e solicitar o uso do mesmo.
Feito isso, a solicitação é remetida para o orgão responsável e leva, em média, entre 30 minutos e 1 hora para ser respondida. Caso a solicitação seja aprovada, o novo código aparecerá habilitado dentro da SIGISS.
Basta então o cliente acessar o Cadastro do Serviço dentro do SOMA Gestão e colocar o novo código de atividade.
O processo completo será detalhado abaixo:
1° Etapa - Submeter a solicitação para análise do Contador
Primeiramente, o colaborador deverá submeter a solicitação para análise do Contador. Embora todos os códigos estejam disponíveis para ativação dentro do SIGISS, podem existir impedimentos fiscais e/ou legais para o uso do mesmo, de acordo com o Contrato Social da empresa. Por precaução, a avaliação pelo Contador é altamente recomendada.
Se o Contador validar o código, basta seguir as próximas etapas.
2° Etapa - Solicitar o novo Código de Serviço dentro da plataforma SIGISS.
1 - O cliente deverá logar na SIGISS, com seu usuário e senha, no link a seguir: https://araras.sigissweb.com//index.jsp
2 - Após estar logado, o cliente deverá clicar no menu "Operacional", e depois em "Solic.Novo Código de Serv.".
3 - Então será exibida uma lista com os códigos possíveis. O cliente deverá marcar o "box" do Código que precisa, e em seguida clicar em "Solicitar". Ao fazer isso, a plataforma vai submeter a solicitação para aprovação interna.
- Enquanto a solicitar estiver pendente, toda a linha referente ao código solicitado ficará destacada em Vermelho.
- Quando esitver liberado, a linha do código requerido ficará em verde, conforme exemplo abaixo.
3° Etapa - Atualização do Código de Servço no SOMA Gestão
Após a liberação do Código de Serviço para uso, basta o cliente acessar o cadastro do serviço dentro do SOMA Gestão, e vincular o novo código dentro dos dois campos apontados na imagem abaixo.
Ambos os campos já são pré-definidos com todos os códigos possíveis, portanto é só escolher o correto.
Importante: Se o cliente vincular um código que não esteja habilitado na prefeitura, a NFS-e não será autorizada na prefeitura.
Conclusão:
Espera-se que o cliente possa ser orientado corretamente pelo time de Atendimento sobre como proceder nesta situação.
Aspectos importantes:
- Este procedimento foi feito com base na plataforma SIGISS, utilizada pela cidade de Araras/SP (assim como várias outras). O procedimento poderá ser diferente se o município do cliente utilizar outra plataforma.
Outros Artigos
Nenhum artigo relacionado.