Download NF-e Destinada: Para que serve e como usá-la!

Tags: download nfe nf-e destinada dfe nota fiscal tutorial help ajuda 235

Olá!

Esta com dúvidas na hora de utilizar a tela de Download NF-e Destinada? Bora lá que vamos te ajudar.

Primeiramente, vamos te explicar o funcionamento da tela! Ela tem como objetivo, reunir todas as notas fiscais que foram gerada para o seu CNPJ, para que possa ser realizado a entrada de estoque dos itens enviados a sua empresa (sendo na grande maioria, produtos comprados de fornecedores, ou então devoluções de cliente no qual emitiram nota fiscal).

Agora, vamos para a parte prática! Como utilizar essa ferramenta em seu dia a dia! Lembre-se apenas de estar com seu certificado instalado na máquina ou em seu usuário remoto e de ter vinculado ele ao sistema no cadastro de empresa.

Logo quando abrimos a tela, vamos nos deparar com a aba de "Pesquisar" e a aba de "Opções / Histórico de Sincronização". A principal é a aba de Pesquisar, onde pode ser feito, como o próprio nome já diz, a pesquisa de arquivos XMLs que já foram sincronizados em seu sistema. Esse filtro pode ser feito por "Empresa", "Chave de Acesso", um intervalo de "Data de emissão" ou até mesmo pelo "Número de Nota". Temos também Filtros para caso você queira enxergar apenas os eventos Resumidos que ainda precisamos Manifestar (Resumos a manifestar), Todos os resumos buscados na Receita(Todos os Resumos), somente os eventos que baixaram as Notas Fiscais completamente (NF-e completa) ou então todos os itens, independente de cancelamento, manifestação, nf-e completa, etc.. (Todos os itens). O padrão hoje esta como "Todos os itens" para que facilite a busca de modo geral.

Após selecionar todos os filtros conforme desejar, basta clicar no botão "Pesquisar" e o sistema irá trazer para você as informações desejadas.

Logo a esquerda, temos os botões de "Selecionar Todos" e "Limpar Seleção", o que te auxilia na hora de selecionar esses eventos e realizar a Manifestação, por exemplo.

Acima desses botões, temos o botão de Sincronismo. Esse é o botão que faz toda a magia da tela funcionar. Ao clicar nesse botão, o sistema irá realizar a consulta na receita, através do NSU(Número Sequencial Único), o qual se trata de uma numeração gerada para cada CNPJ, sendo ela sequencial e unica para cada evento que é processado na receita. O sistema realiza a busca no nosso banco de dados para identificar qual foi o último NSU baixado, e a partir daí informar para a receita essa informação e baixar as próximas notas (a empresa ACBR, a qual faz a comunicação do sistema com a receita, limita esses download a até 50 notas por sincronismo, para que não haja um sobrecarregamente de informações).

No rodapé da pagina, temos nosso botão de "Manifestação", onde ao acessar, você irá informar à receita se você tem ciência dessa(s) nota(s) fiscal ("Ciência da Operação"), ou se vocês não conhecem ou não tem ciência dessa emissão ao CNPJ de vocês ("Desconhecimento da Operação"). Essas são as 02 opções mais utilizadas em relação as manifestações. Por último, mas menos importante, temos ao lado do botão Manifestação, o nosso botão para a impressão de PDF, o qual poderá ser utilizado para você conferir qual nota fiscal se trata aquele registro, antes de dar sequência no processo.

Esse é o procedimento padrão da tela. Agora, vamos lhe apresentar a aba de "Opções / Histórico de Sincronização".

Nessa tela, podemos alterar as configurações de sincronismo que a tela faz com a receita. A primeira configuração, é o "Tipo de Sincronização", sendo elas: "Todos", "Por NSU" e "

VOLTAR

Outros Artigos

Nenhum artigo relacionado.